O Maltês é uma raça de cão dócil, que exige cuidados com os pelos longos e não é fácil de ser adestrado. Veja as características principais da raça antes de comprar um Maltês.
- Coloração: branco, com manchas leves.
- Expectativa de vida: 15 a 18 anos.
- Olhos: grandes, redondos e escuros.
- Nível de energia: médio.
- Pelagem: longa e lisa.
- Qualidades principais: afetuosidade e companheirismo.
- Tamanho/Peso: de 21 a 25 cm e de 3 a 4 kg.
- Preço: média de $ 1.000, mas filhotes podem custar de $ 350 a $ 3.000.
Principais características do Maltês
1. É muito companheiro
Não gosta de ficar sozinho e se adapta ao estilo de seu dono, gostando de pessoas de qualquer idade e também de outros animais.
Essa raça não gosta de ficar sozinha de jeito nenhum, então, se o seu estilo de vida exige um pet que fique o dia inteiro em casa enquanto todos saem para trabalhar, melhor procurar outro cãozinho.
Este “esforço” extra por presença será recompensado, pois o Maltês se adapta facilmente ao estilo de seu dono, podendo acordar, dormir e comer nos horários que for mais conveniente ao proprietário.
Por exemplo, se o dono for uma criança ativa, o animal será mais ativo, mas se for um idoso que gosta de ficar quieto, ele ficará quietinho ao seu lado. Essa adaptabilidade também acontece em relação à convivência com outros animais.
2. Necessita de exercícios físicos regulares
Mesmo que não muito, precisa praticar exercícios, seja com brincadeiras menos movimentadas ou pequenas caminhadas.
Embora pequeno no tamanho, cão de companhia e fácil de adaptar, o Maltês precisa de exercícios físicos. Ainda que nada muito exagerado, pois algumas brincadeiras sadias e gostosas já ajudam o Maltês a se manter em forma.
Procure uma atividade leve, seja realizando brincadeiras onde o cão se exercite ou caminhadas tranquilas ao menos três vezes por semana. A saúde do seu cãozinho agradece.
3. Não é tão fácil de ser adestrado
Ocupa o 59º lugar entre 79 raças de cães em relação à inteligência, mostrando que não aprende assim tão fácil ao ser adestrado.
Mesmo que se adapte facilmente ao estilo do dono, não quer dizer que ele vai gostar de fazer tudo que você manda.
Assim, antes de comprar um Maltês, tenha em mente que precisará de paciência para que ele te obedeça e deverá ser treinado desde pequeno. Já esteja ciente de que não será aquele tipo de raça que gosta de fazer treinamentos mirabolantes com facilidade, o que ele gosta mesmo é de participar de exposições, já que seus pelos ficam lindos quando bem tratados.
4. É para ficar dentro de casa
Deverá ficar dentro de casa ou apartamento para estar mais próximo ao dono.
Lógico que ele poderá sair ao quintal, se morar em uma casa, mas desde que durma e tenha o seu cantinho dentro de casa para passar o tempo perto do dono e manter seus pelos limpos.
5. Cuidados com os pelos devem ser diários
O Maltês com pelos longos precisa de banho semanal e escovação diária.
Como seus pelos são longos, o Maltês precisa de banhos toda semana ou até de 5 em 5 dias e um ritual de escovação diária.
Se preferir a tosa ou os pelos menores (que também ficam lindos), os banhos devem manter a regularidade de uma semana (já que o cão deve ficar dentro de casa e é importante estar limpo), mas a escovação pode estender-se mais, conforme notar a necessidade, desde que os pelos não fiquem embaraçados.
Quer saber mais sobre essa raça CUTE💟? É só clicar no link: http://youtu.be/YsNMKEKYuNw
Está gostando do blog? Deixe seu comentário.🌸 bjsss
Nenhum comentário:
Postar um comentário